Prefeita Pauline representa a AMA no lançamento do Plano Estadual de Resíduos Sólidos

Representando a Associação dos Municípios Alagoanos – AMA – durante o lançamento do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, a prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira disse que os municípios querem cumprir prazos e acabar com lixões, mas precisam de parceria e apoio financeiro. “Implementar os aterros tem tirado o sono dos gestores. Os municípios não suportam e não têm suporte financeiro para executar essas obras e nem utilizar os aterros privados”, destacou.

A prefeita reconheceu o esforço do governo para concluir o plano estadual e pediu mais apoio para campanhas que conscientizem a população para a importância e necessidade da coleta seletiva. Citando o exemplo da cidade que administra, disse que das 360 toneladas de lixo/mês produzidas apenas 10% vai para a cooperativa de reciclagem implantada por ela. “É muito pouco”, acrescentou.

Um dos direcionamentos do Plano Estadual de Resíduos Sólidos é contribuir de forma efetiva com os municípios alagoanos em busca da implementação  dos aterros sanitários e, consequentemente, a eliminação dos lixões.

Para a construção do plano, apoiado pelos municípios através da AMA, houve a necessidade de tratar do tema junto à população. Diversas reuniões foram realizadas com os moradores das regiões Metropolitana, Agreste, Sertão, Zona da Mata, Litoral Norte e Sul e Bacia Leiteira. Durante os encontros, a população conseguiu transmitir informações importantes sobre o tratamento dos resíduos sólidos.

Também foram levantadas informações sobre a cadeia de reciclagem no estado, ações de educação ambiental, legislação, entre outros temas relevantes.

Os resultados destes encontros foram discutidos com a sociedade em 22 reuniões públicas realizadas entre abril de 2014 e outubro de 2015, sendo que nos oito últimos encontros foram apresentadas as proposições resultantes das contribuições de toda a população, validando a versão final do Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, o Plano Estadual mostra a relevância que o governo estadual trata a gestão dos resíduos em Alagoas.

“Firmamos um compromisso em manter a discussão junto aos municípios e assim validar o Plano Estadual de Resíduos Sólidos, um mecanismo importante para contribuir com a gestão dos resíduos em todo o Estado. A Semarh realizou audiências públicas e ouviu as principais demandas da população e com isso queremos incentivar as cidades, organizadas por meio de consórcios públicos, que sigam atuando para eliminar os lixões”, avalia o secretário Ayres.