E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Prefeita Pauline representa a AMA no lançamento do Plano Estadual de Resíduos Sólidos

Representando a Associação dos Municípios Alagoanos – AMA – durante o lançamento do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, a prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira disse que os municípios querem cumprir prazos e acabar com lixões, mas precisam de parceria e apoio financeiro. “Implementar os aterros tem tirado o sono dos gestores. Os municípios não suportam e não têm suporte financeiro para executar essas obras e nem utilizar os aterros privados”, destacou.

A prefeita reconheceu o esforço do governo para concluir o plano estadual e pediu mais apoio para campanhas que conscientizem a população para a importância e necessidade da coleta seletiva. Citando o exemplo da cidade que administra, disse que das 360 toneladas de lixo/mês produzidas apenas 10% vai para a cooperativa de reciclagem implantada por ela. “É muito pouco”, acrescentou.

Um dos direcionamentos do Plano Estadual de Resíduos Sólidos é contribuir de forma efetiva com os municípios alagoanos em busca da implementação  dos aterros sanitários e, consequentemente, a eliminação dos lixões.

Para a construção do plano, apoiado pelos municípios através da AMA, houve a necessidade de tratar do tema junto à população. Diversas reuniões foram realizadas com os moradores das regiões Metropolitana, Agreste, Sertão, Zona da Mata, Litoral Norte e Sul e Bacia Leiteira. Durante os encontros, a população conseguiu transmitir informações importantes sobre o tratamento dos resíduos sólidos.

Também foram levantadas informações sobre a cadeia de reciclagem no estado, ações de educação ambiental, legislação, entre outros temas relevantes.

Os resultados destes encontros foram discutidos com a sociedade em 22 reuniões públicas realizadas entre abril de 2014 e outubro de 2015, sendo que nos oito últimos encontros foram apresentadas as proposições resultantes das contribuições de toda a população, validando a versão final do Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, o Plano Estadual mostra a relevância que o governo estadual trata a gestão dos resíduos em Alagoas.

“Firmamos um compromisso em manter a discussão junto aos municípios e assim validar o Plano Estadual de Resíduos Sólidos, um mecanismo importante para contribuir com a gestão dos resíduos em todo o Estado. A Semarh realizou audiências públicas e ouviu as principais demandas da população e com isso queremos incentivar as cidades, organizadas por meio de consórcios públicos, que sigam atuando para eliminar os lixões”, avalia o secretário Ayres.

Notícias relacionadas

Prefeita participou de reunião com o superintendente dos Correios sobre agência de Luziápolis 25.10.17 Prefeita Pauline cumpre agenda em Brasília em busca de mais desenvolvimento para Campo Alegre 19.10.17 Prefeita Pauline Pereira participou de evento na AMA sobre transparência Pública 10.07.17 Prefeita Pauline Pereira foi eleita e empossada nova presidente do Conisul 23.06.17 Prefeita Pauline participou de visita ao Hospital da Mulher junto com o Governador Renan Filho 17.04.17 Prefeita Pauline Pereira assina termo de cooperação para município emitir Carteira de Trabalho 10.04.17 Prefeita Pauline participa de reunião no TJ sobre a Câmara Regional de Arbitragem da Saúde 30.03.17 Prefeita Pauline Pereira participou de reunião que tratou da adesão ao Mapa Turístico Brasileiro 27.03.17 Prefeita Pauline Pereira participou de encontro que debateu várias questões sobre Alagoas 13.03.17 Pauline Pereira participou de debate na AMA sobre as dificuldades nos municípios canavieiros 07.03.17 Prefeita Pauline Pereira reassume Prefeitura de Campo Alegre após voltar de intercâmbio na Europa 24.02.17 Na Alemanha prefeita Pauline Pereira conhece projetos inovadores 13.02.17 Prefeita Pauline Pereira participará de Programa de Visita e Informação para Prefeitos na Alemanha 08.02.17 Prefeita Pauline Pereira participa de seminário sobre Transparência Pública realizado pela CGU 06.02.17 Prefeita Pauline prestigiou a posse do novo procurador-geral de Justiça de Alagoas 03.01.17 Com discurso emocionado Prefeita Pauline Pereira foi empossada para mais quatro anos 02.01.17 Prefeita Pauline Pereira participou do lançamento do Marco Referencial de Maceió 19.12.16 Em entrevistas Pauline Pereira fez balanço das realizações feitas em seu primeiro mandato 10.10.16 Grande ação de saúde e cidadania marca início das comemorações pelos 56 anos de Campo Alegre 02.06.16 Prefeita Pauline Pereira participou de encontro com o governador sobre projeto sobre o IPVA 26.04.16