Prefeita Pauline participou do Lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na idade Certa

O município de Campo Alegre já aderiu o pacto em 2013 e vem desenvolvendo ações pelo Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC

A prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira participou nesta segunda-feira (21), da solenidade de assinatura do termo de adesão do Estado de Alagoas ao novo modelo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), ocorrido no Palácio República dos Palmares. Durante o evento o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou mais investimentos para a região Nordeste.

De acordo com Aloizio Mercadante, o Ministério da Educação (MEC) garante todo o material escolar aos estudantes da rede pública de ensino. Além de bolsas aos professores, coordenadores e educadores em geral.

Outro anúncio feito pelo ministro diz respeito ao Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Vamos ofertar mais vagas do programa, em 2016, em relação a 2015. Vamos retomar com tudo. São mais cursos técnicos profissionalizantes gratuitos, para formar profissionais em várias áreas da indústria, comércio, serviços e agricultura para Alagoas”.

Na análise do governador Renan Filho, alfabetizar uma criança na idade certa é, no mínimo, uma questão de justiça; é oferecer condições para que ela possa se desenvolver e que as próximas portas da vida se abram sozinhas. Já sobre o ensino profissionalizante, Renan Filho considera que tal aprendizado abre o mercado de trabalho para a juventude e dá eficiência à economia. “É imprescindível que Alagoas possa gerar sua mão de obra”, pontuou o chefe do Executivo estadual.

“Com a união de propósitos entre Estado, municípios e a ajuda decisiva do governo federal venceremos as dificuldades com altivez. Por isso sei que a Educação vai dar certo, não vamos ter o direito de errar outra vez”, concluiu Renan Filho.

“O PNAIC vai ser exitoso em Alagoas. Vamos trabalhar para alfabetizar as crianças na idade certa, que é dos 6 aos 8 anos de idade”. Com estas palavras, o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, verbalizou suas expectativas para a execução do novo formato do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que, no ano que vem, terá um olhar diferenciado para a região Nordeste.

A prefeita Pauline Pereira destacou que o PNAIC já é uma realidade no município de Campo Alegre, onde o município mais uma vez saiu na frente quando aderiu o Pacto desde o ano de 2013 e já vem realizando formações e capacitações para os profissionais do município.