E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Pauline Pereira participou de debate na AMA sobre as dificuldades nos municípios canavieiros

Com uma crise hídrica nunca vista na história de Alagoas, a situação se agrava e, agora, são os municípios canavieiros e os pequenos produtores os mais atingidos. Traduzida em números a crise aponta redução de 22% na safra 2016/2017 atingindo diretamente 7.402 produtores que geram 300 mil empregos diretos e indiretos.

A gravidade da situação está no fato de que 80% dos fornecedores são pequenos agricultores, com áreas de até 30 hectares, que retiram da terra duas mil toneladas de cana e têm renda mensal pouco superior a um salário mínimo. Para repor toda área perdida, este ano, serão necessários investimentos de R$ 62 mil reais per capita.

Nessas cidades a economia está parada pela falta de circulação do dinheiro em feiras e pequenos mercados. “Há trabalhadores se desfazendo de bens conquistados com muito sacrifício para botar comida na mesa”, exemplificou o prefeito Jarbas Omena.

Com chuvas bem inferiores a média e vários fenômenos naturais atuando, a produtividade dos canaviais alagoanos caiu de 61 toneladas/hectare para 45,3 toneladas/hectare. Some-se a isso, as áreas onde a cana nem sequer brotou. Para um estado que já produziu mais de 60 milhões de toneladas da cultura, a média atual não ultrapassou os 16 milhões.

A preocupação dos prefeitos desses 57 municípios é com a crise social e a violência provocados pela retração da principal atividade econômica. O problema se agrava com a antecipação do desemprego no setor provocada pelo fim da moagem que, por causa da seca, fez com que as usinas parassem com 40 dias de antecedência. Com a redução de meses trabalhados e a mudança na lei do seguro desemprego, muitos desses trabalhadores temporários ficarão sem o direito de requerer o benefício.

A preocupação é também da deputada estadual Jó Pereira, que participou do encontro e disse que toda a sociedade precisa se integrar e encontrar alternativas de curto e longo prazos.

Como resultado da reunião, AMA e Asplana vão entregar um documento a bancada federal e aos ministros que participarão da próxima reunião da Entidade, dia 13 de março, relatando os problemas e pedindo apoio para a reedição da MP da subvenção da cana, repactuação de empréstimos a vencer e financiamento para renovação dos canaviais e aquisição de insumos. Ao governador Renan Filho, prefeitos e produtores pedem a doação para os fornecedores de até 1000 toneladas a doação de até 3 mil toneladas de adubo.

A prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira esteve no evento ao lado do secretário de agricultura Leonardo Monteiro, da secretária de Assistência Social Isys Roberta e da assistente social Emanuelle Holanda.

Notícias relacionadas

Prefeita participou de reunião com o superintendente dos Correios sobre agência de Luziápolis 25.10.17 Prefeita Pauline cumpre agenda em Brasília em busca de mais desenvolvimento para Campo Alegre 19.10.17 Prefeita Pauline Pereira participou de evento na AMA sobre transparência Pública 10.07.17 Prefeita Pauline Pereira foi eleita e empossada nova presidente do Conisul 23.06.17 Prefeita Pauline participou de visita ao Hospital da Mulher junto com o Governador Renan Filho 17.04.17 Prefeita Pauline Pereira assina termo de cooperação para município emitir Carteira de Trabalho 10.04.17 Prefeita Pauline participa de reunião no TJ sobre a Câmara Regional de Arbitragem da Saúde 30.03.17 Prefeita Pauline Pereira participou de reunião que tratou da adesão ao Mapa Turístico Brasileiro 27.03.17 Prefeita Pauline Pereira participou de encontro que debateu várias questões sobre Alagoas 13.03.17 Pauline Pereira participou de debate na AMA sobre as dificuldades nos municípios canavieiros 07.03.17 Prefeita Pauline Pereira reassume Prefeitura de Campo Alegre após voltar de intercâmbio na Europa 24.02.17 Na Alemanha prefeita Pauline Pereira conhece projetos inovadores 13.02.17 Prefeita Pauline Pereira participará de Programa de Visita e Informação para Prefeitos na Alemanha 08.02.17 Prefeita Pauline Pereira participa de seminário sobre Transparência Pública realizado pela CGU 06.02.17 Prefeita Pauline prestigiou a posse do novo procurador-geral de Justiça de Alagoas 03.01.17 Com discurso emocionado Prefeita Pauline Pereira foi empossada para mais quatro anos 02.01.17 Prefeita Pauline Pereira participou do lançamento do Marco Referencial de Maceió 19.12.16 Em entrevistas Pauline Pereira fez balanço das realizações feitas em seu primeiro mandato 10.10.16 Grande ação de saúde e cidadania marca início das comemorações pelos 56 anos de Campo Alegre 02.06.16 Prefeita Pauline Pereira participou de encontro com o governador sobre projeto sobre o IPVA 26.04.16