E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Alunos da Rede Municipal de Ensino participaram da última etapa da Maratona de Aprendizagem

Alunos da Rede Municipal de Ensino participaram da última etapa da Maratona de Aprendizagem

30.11.17

A 3ª Maratona de Aprendizagem de 2017 ocorreu na terça-feira (28), no Ginásio de Esporte João Matias, com a disputa entre alunos dos 5º e 9°anos, envolvendo 14 instituições de ensino. O projeto iniciou no ano de 2015, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação dos estudantes e elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB do município.

Sob as orientações da Professora Ana Paula Freire de Carvalho e da Articuladora do Programa Escola 10 do município, Professora Fabiana de Jesus, juntamente com os formadores e toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação em parceria com as instituições envolvidas, o projeto alcançou seu objetivo, elevando o ranking do município para o 3º lugar no estado em 2015.

A Maratona de Aprendizagem é uma das ações do projeto municipal “Todos Pela Aprendizagem, Juntos Vamos Alcançar Nossa Meta” em parceria com o Programa Escola 10, que através das atividades lúdicas e interativas entre estudantes, permite a revisão e consolidação do aprendizado dos mesmos com os descritores estudados durante o ano em Língua Portuguesa e Matemática.

O Programa veio reforçar ainda mais o projeto já implantado no município, melhorando por meio dele a atuação dos articuladores e professores no acompanhamento realizado com os alunos, podendo assim comparar a evolução deles, percebendo o avanço da proficiência, sobretudo nos alunos dos 5º e 9º anos.

A expectativa é que o município consiga avançar ainda mais em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB através dos trabalhos realizados durante o ano letivo. Foram inúmeras formações continuadas para os professores e articuladores, avaliações diagnósticas com os alunos, aulas motivacionais, aulões envolvendo os descritores e reuniões com pais e equipe gestora para sensibilização e maratonas de aprendizagem.

Aconteceram, ao longo do ano, três etapas da Maratona de Aprendizagem. Na primeira etapa, a competição ocorreu entre equipes da mesma sala; na segunda etapa, as turmas de cada escola competiram entre si, resultando em uma turma campeã, que representou a Instituição nesta última fase, ou seja, as instituições de ensino competiram entre si, obtendo os seguintes resultados:

Competição entre 5º anos:
1º Lugar - Escola Vereador João Rogério dos Santos;
2º Lugar - Escola Miguel Matias;
3º Lugar - Escola Menino Jesus de Praga.

Competição entre 9º anos:
1º Lugar - Escola João Fernandes Vieira Filho;
2º Lugar - Escola Monsenhor Hildebrando Guimarães;
3º Lugar - Escola Professora Zenóbia Ferreira da Silva.

A Secretária Municipal de Educação, Professora Graciene Alencar, juntamente com o Secretário Adjunto, Prof. Cláudio da Costa, técnicos da SEMED, bem como, toda a equipe Pro IDEB, prestigiaram o evento. Na ocasião, também esteve presente, o Secretário de Cultura do município, Márcio José.

Na oportunidade, a secretária parabenizou aos professores, articuladores de ensino, gestores, formadores e alunos pelo total envolvimento com as ações do projeto “Todos Pela Aprendizagem, Juntos Vamos Alcançar Nossa Meta” em parceria com o Programa Escola 10.

“Foi muito bonito presenciar esse momento, pude perceber uma energia positiva contagiante, emanando de todos que estavam neste ginásio. Poder ver a expectativa com que os alunos e alunas passavam por cada fase da maratona, o quanto estavam motivados/as a responderem e o quanto queriam conquistar as primeiras colocações, me deixou orgulhosa. Isso demonstra que estamos no caminho certo e isso só está sendo possível por conta do engajamento de todos/as e do apoio da nossa Prefeita, Pauline Pereira, que tem investido continuamente na educação, nos proporcionando condições de melhorar cada vez mais a aprendizagem dos nossos alunos” destacou Graciene.

Notícias relacionadas

Professor de Campo Alegre recebe o prêmio Medalha Escola 10 14.12.17 Vencedoras de Campo Alegre recebem prêmio da Editora Ensinart no concurso “Todos Contra o Aedes" 09.12.17 Secretaria de Saúde desenvolve o Projeto da Linguinha nos centros de Educação Infantil do município 04.12.17 Alunos da Rede Municipal de Ensino participaram da última etapa da Maratona de Aprendizagem 30.11.17 V ExpoAfro marca o encerramento da Semana da Consciência Negra em Campo Alegre 24.11.17 Prefeitura promoveu Seminário de Mobilização do Plano Municipal para a Infância e Adolescência 16.11.17 Prefeitura realizou Audiência Pública para discutir o PPA de 2018 a 2021 11.11.17 Com a participação de jovens e gestores Programa ‘ID Jovem’ foi oficialmente lançado em Campo Alegre 25.10.17 Campo Alegre sedia formação continuada em letramento em língua portuguesa e matemática 03.08.17 SEMED amplia o atendimento da educação para jovens e adultos em Campo Alegre 19.07.17 Pauline Pereira participou de Encontro Intersetorial do Programa de Erradicação do Trabalho infantil 11.07.17 Prefeita Pauline concede reajuste de 10 por cento para os Agentes de saúde e agentes de endemias 12.05.17 Prefeita Pauline Pereira e secretários participaram do lançamento do programa “Criança Feliz” 22.03.17 Alunos da Escola Cícero Salustiano iniciam ano letivo recepcionados por personagens infantis 15.02.17 James Matias participou de encontro em prol da educação do Estado de Alagoas 13.02.17 Em Brasília Pauline Pereira participou de audiência com o presidente do FNDE 10.11.16 Prefeitura de Campo Alegre decreta estado de emergência devido a seca 25.10.16 Emoção marcou o encerramento da 2ª etapa do Projeto de Vida para jovens de 15 a 17 anos 13.10.16 Chama da Integração reúne comunidades nas comemorações da emancipação política de Campo Alegre 08.06.16 Prefeita busca junto a Superintendência da Caixa a possibilidade de mais moradias para Campo Alegre 27.05.16