Alunos da Rede Municipal de Ensino participaram da última etapa da Maratona de Aprendizagem

30.11.17

A 3ª Maratona de Aprendizagem de 2017 ocorreu na terça-feira (28), no Ginásio de Esporte João Matias, com a disputa entre alunos dos 5º e 9°anos, envolvendo 14 instituições de ensino. O projeto iniciou no ano de 2015, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação dos estudantes e elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB do município.

Sob as orientações da Professora Ana Paula Freire de Carvalho e da Articuladora do Programa Escola 10 do município, Professora Fabiana de Jesus, juntamente com os formadores e toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação em parceria com as instituições envolvidas, o projeto alcançou seu objetivo, elevando o ranking do município para o 3º lugar no estado em 2015.

A Maratona de Aprendizagem é uma das ações do projeto municipal “Todos Pela Aprendizagem, Juntos Vamos Alcançar Nossa Meta” em parceria com o Programa Escola 10, que através das atividades lúdicas e interativas entre estudantes, permite a revisão e consolidação do aprendizado dos mesmos com os descritores estudados durante o ano em Língua Portuguesa e Matemática.

O Programa veio reforçar ainda mais o projeto já implantado no município, melhorando por meio dele a atuação dos articuladores e professores no acompanhamento realizado com os alunos, podendo assim comparar a evolução deles, percebendo o avanço da proficiência, sobretudo nos alunos dos 5º e 9º anos.

A expectativa é que o município consiga avançar ainda mais em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB através dos trabalhos realizados durante o ano letivo. Foram inúmeras formações continuadas para os professores e articuladores, avaliações diagnósticas com os alunos, aulas motivacionais, aulões envolvendo os descritores e reuniões com pais e equipe gestora para sensibilização e maratonas de aprendizagem.

Aconteceram, ao longo do ano, três etapas da Maratona de Aprendizagem. Na primeira etapa, a competição ocorreu entre equipes da mesma sala; na segunda etapa, as turmas de cada escola competiram entre si, resultando em uma turma campeã, que representou a Instituição nesta última fase, ou seja, as instituições de ensino competiram entre si, obtendo os seguintes resultados:

Competição entre 5º anos:
1º Lugar - Escola Vereador João Rogério dos Santos;
2º Lugar - Escola Miguel Matias;
3º Lugar - Escola Menino Jesus de Praga.

Competição entre 9º anos:
1º Lugar - Escola João Fernandes Vieira Filho;
2º Lugar - Escola Monsenhor Hildebrando Guimarães;
3º Lugar - Escola Professora Zenóbia Ferreira da Silva.

A Secretária Municipal de Educação, Professora Graciene Alencar, juntamente com o Secretário Adjunto, Prof. Cláudio da Costa, técnicos da SEMED, bem como, toda a equipe Pro IDEB, prestigiaram o evento. Na ocasião, também esteve presente, o Secretário de Cultura do município, Márcio José.

Na oportunidade, a secretária parabenizou aos professores, articuladores de ensino, gestores, formadores e alunos pelo total envolvimento com as ações do projeto “Todos Pela Aprendizagem, Juntos Vamos Alcançar Nossa Meta” em parceria com o Programa Escola 10.

“Foi muito bonito presenciar esse momento, pude perceber uma energia positiva contagiante, emanando de todos que estavam neste ginásio. Poder ver a expectativa com que os alunos e alunas passavam por cada fase da maratona, o quanto estavam motivados/as a responderem e o quanto queriam conquistar as primeiras colocações, me deixou orgulhosa. Isso demonstra que estamos no caminho certo e isso só está sendo possível por conta do engajamento de todos/as e do apoio da nossa Prefeita, Pauline Pereira, que tem investido continuamente na educação, nos proporcionando condições de melhorar cada vez mais a aprendizagem dos nossos alunos” destacou Graciene.