Em Luziápolis ministro autoriza início de obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário

12.01.18

O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, esteve no distrito de Luziápolis, município de Campo Alegre (AL), nesta sexta-feira (12). Na ocasião, Baldy participou da assinatura da Autorização de Início das Obras (AIO) dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.

No total, serão repassados mais de R$ 6 milhões e aproximadamente R$ 14 milhões, respectivamente. Recursos do governo federal, por meio do Ministério das Cidades, que beneficiarão uma população de mais de 20 mil habitantes do distrito.

“Hoje estamos aqui fazendo entregas. As pessoas querem saber do serviço, e melhor, do asfalto na porta de suas casas. Não tem coisa mais alegre do que se viver em uma cidade bonita, limpa, sem poeira, com esgotamento, com água tratada para oferecer às crianças”, disse o ministro Alexandre Baldy.

Segundo ele, essa autorização vai beneficiar Luziápolis, Campo Alegre e o estado de Alagoas. “A população precisa de saneamento, de água, de coleta de resíduos, porque tudo isso é qualidade de vida”, reiterou.

Para a prefeita Pauline Pereira, “a prova do desenvolvimento da cidade é que teremos um sistema pioneiro de abastecimento de água e saneamento. Todos terão água tratada, esgoto recolhido e ruas pavimentadas. É difícil não se emocionar".

Durante sua fala de forma emocionada a prefeita fez uma narrativa desde o início da fase de elaboração do projeto, cada ida a Brasília em busca de apoio junto ao deputado Arthur Lira e o senador Benedito de Lira e se emocionou ao destacar que como a primeira mulher prefeita de Campo Alegre vai realizar o sonho de tirar Luziápolis “da lama”.

Obras - As obras preveem a implantação do sistema de abastecimento de água, ampliação da captação, da estação elevatória de água bruta, ampliação e adequação da adutora de água bruta, construção do reservatório de 1.200 metros cúbicos, ETA com capacidade para 93 litros/segundo, de reservatório de distribuição, de rede de distribuição e cinco mil ligações domiciliares.

Na área do esgotamento sanitário, serão 21.372 metros de rede coletora, com 3 estações elevatórias, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e também cinco mil ligações domiciliares.

Presenças – Também estiveram presentes à solenidade, o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Gilberto Occhi, a secretária Nacional de Habitação, Maria do Socorro Gadelha Campos de Lira, o presidente da FUNASA Rodrigo Sergio Dias, o senador Benedito de Lira, o deputado federal Arthur Lira, os secretários de estado, Fernando Pereira - Assistência Social e Desenvolvimento Social, e Humberto Carvalho - Infraestrutura, prefeitos de municípios da região, vereadores, secretários municipais, lideranças políticas da região e população.

Entrega de veículos – Ainda na ocasião o município recebeu quatro novos veículos entregues para a Secretaria Municipal de Saúde. Os novos carros foram adquiridos com recursos do Governo federal através de emenda parlamentar do deputado Arthur Lira.