A formação também tem o objetivo de qualificação da Educação de Jovens e Adultos.
Na manhã desta terça-feira, 03 de setembro, foi ofertada uma formação para professores e coordenadores da modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA, 1º segmento, que atuam nas instituições de ensino da rede pública municipal. A formação aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
A formação traz como pauta principal o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos. Abordando o tema “Ser, pertencer e resistir: a identidade dos sujeitos da EJA” a formação visou abordar a temática de forma leve, considerando a importância dos alunos da EJA, sua trajetória de vida e principalmente, seus traços de resistência e superação.
O momento foi ministrado pelos formadores André Barbosa e Maria Simone, que na ocasião frisou que, “a EJA é a prova de que nunca é tarde para recomeçar. Cada aluno carrega consigo uma história de superação e cada educador tem a missão de transformar vidas por meio da educação.”
Sobre o pacto:
O Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos é uma política pública construída de forma colaborativa pelo Ministério da Educação (MEC) com União, estados, Distrito Federal e municípios. O Pacto reúne ações colaborativas com articulação intersetorial implementadas com a participação dos entes federados, liderados por UNDIME e CONSED.
As finalidades do Pacto são:
· superar o analfabetismo;
· acesso e permanência
· elevar a escolaridade;
· ampliar a oferta de matrículas da educação de jovens e adultos (EJA) nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre os estudantes privados de liberdade.
Em Campo Alegre, a modalidade de Educação de Jovens e Adultos é ofertada nas instituições de ensino e por meio do Projeto Espaço da Alfabetização - PEAlfa levando em conta que a Educação de Jovens e Adultos é mais que um direito, é uma oportunidade de resgatar sonhos, abrir portas e construir novos caminhos. Assim seguimos, colocando a educação como prioridade principal para o desenvolvimento da sociedade campo-alegrense.