Profissionais das Academias da Saúde de Campo Alegre participaram do II encontro de profissionais de educação física do SUS de Alagoas. O evento que aconteceu no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), no bairro do Trapiche, em Maceió, discutiu os desafios, conquistas e estratégias de promoção da saúde por meio da atividade física.
O evento foi realizado nesta segunda-feira (1°), em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, e foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
O encontro teve como objetivo fortalecer o papel estratégico da categoria na promoção da saúde, destacando a importância da prática regular de atividade física e de um estilo de vida saudável na prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida da população. Isso porque estudos científicos comprovam que a prática de atividades físicas evita doenças como a diabetes e hipertensão arterial.
Programação
A programação contou com a palestra “Planejamento, Monitoramento e Avaliação como Ferramentas de Gestão Estratégica da Promoção da Atividade Física no SUS”, ministrada pela professora Jéssyka Barbosa. Em seguida, ocorreu a mesa-redonda “Intervenções de Atividade Física e Práticas Corporais para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): do Planejamento à Avaliação”, conduzida pela professora Crystiane Toscano.
Além disso, foi realizada a Mostra de Experiências Exitosas e o Minicurso “Saúde Digital e Educação Física no SUS: Qualificando Registros no e-SUS/PEC”. As ações foram coordenadas pela professora Rafaela Nóbrega, coordenadora das Academias da Saúde de Arapiraca, e pela enfermeira Myrna Albuquerque, coordenadora do Sistema de Informação para Atenção Básica (Sisab) do município.