A Secretaria Municipal de Educação – SEMED, através da Gerência de Práticas Pedagógicas – GEPRAPE, realizou entre Março e Abril diversas reuniões pedagógicas e encontros de formação continuada, com o objetivo de orientar e intensificar a ampliação das práticas pedagógicas juntos aos professores da rede, para que as salas de aula sejam sempre, um ambiente de experiências exitosas.
Para isto os seguintes momentos foram realizados:
Para professores de Ensino Religioso: A Coordenação de Ensino Religioso, através da Professora Marice Rocha realizou no dia 08 de Março (Centro) e no dia 03 de Abril (Luziápolis) encontros com os educadores desta disciplina das escolas: Monsenhor Hildebrando V Guimarães, Professora Zenóbia Ferreira da Silva, João Fernandes Vieira Filho, Olival Tenório Costa Neto, Pedro de Oliveira e Felizardo Souza Lima. A proposta para o momento foi a de elaborar um planejamento unificado que tenha como foco principal a sensibilização aos educandos quanto aos valores éticos, o respeito mútuo e a tolerância a diversidade religiosa exercendo assim, sua cidadania plena, inclusive nas relações interpessoais.
Para professores das salas de leitura: Com o objetivo de incentivar as práticas de leitura num ambiente diversificado e explorar os recursos destinados às escolas para atendimento aos educandos, através das Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares, a Professora Eliene, responsável por esta área na SEMED, realizou encontro com todos os professores das SL e BE da rede municipal de ensino para orientar a construção de projetos didáticos voltados a atender este objetivo e assim ampliar o universo literário das nossas crianças, jovens e adultos.
Para os professores Alfabetizadores: Estabelecendo a continuidade das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, a Coordenação dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Professora Andréa Pereira realizou nos dias 24 e 25 de Março reunião de orientação quanto à aplicação e coleta de resultados da Provinha Brasil, (1ª etapa / edição 2014) para todos os professores de 2º ano da rede municipal de ensino. Esta avaliação tem como característica principal diagnosticar o nível de leitura e conhecimento em matemática das crianças, para que a escola redirecione seu planejamento procurando atender aos direitos de aprendizagem dos educandos.
No que se refere ao eixo Formação Continuada, o PNAIC, retomou os encontros com as Orientadoras de Estudo e Professores Alfabetizadores no dia 10 de Abril, com o objetivo de manter o monitoramento do desenvolvimento da escrita dos educandos e de ampliar a relação teoria e prática, através do elo reflexão – ação – reflexão, para que as salas de aulas continuem como ambiente alfabetizador, e espaço de garantia dos direitos de aprendizagem. Os encontros continuam a cada quinzena, sempre as Quintas-feiras e são orientados pelas Professoras Cícera da Conceição, Cleide de Farias e Fabiana de Jesus.
Para os Professores da Educação Infantil: A Coordenação Municipal de Educação Infantil, por meio da Professora Ana Maria, reuniu os docentes das Creches e Pré-escolas, nos dias 03 (Centro) e 08 de Abril (Luziápolis) para estudos em torno da Avaliação na Educação Infantil, conforme as orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/1996) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para esta etapa da educação básica. No momento os professores também, tiveram a orientação para a confecção de Portfólios e a produção de relatórios, para serem utilizados como instrumentos de avaliação da aprendizagem dos educandos;
Em mais um momento de formação e discussão da prática pedagógica, os professores da educação infantil, das escolas municipais do Distrito de Luziápolis, tiveram a oportunidade de receber as orientações para a abordagem da temática “Valorização da diversidade na sala de aula”. O trabalho foi desenvolvido pela Professora Marice Rocha, que responde pela Coordenação da Educação para a Diversidade na SEMED, no Auditório da Escola Estadual, no dia 03 de Abril. O encontro foi bem avaliado pelos docentes, que puderam ter mais clareza para a inclusão do tema no planejamento de suas aulas.
Para professores da Educação de Jovens e Adultos: A Coordenação Municipal da EJA, através da Professora Rosilene Ferreira realizou encontro com os docentes desta modalidade de ensino, no dia 04 de Abril, tendo como principal objetivo as reflexões teóricas em torno do Planejamento didático para as aulas com Jovens e Adultos, como também orientar os docentes a respeito do PNLD/EJA 2014 para que realizem a escolha do Livro Didático considerando as especificidades da clientela que atendem;
Formação pela escola: O Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola tem realizado seus encontros de estudo para os profissionais da educação de Campo Alegre. No dia 28 de Abril, a tutora e Professora Aristéia Nascimento, ofertou o estudo do módulo de competências básicas “FNDE e o apoio às políticas públicas para a educação básica”, este módulo tem carga horária de 40 horas, á distância na qual o tutor orienta, acompanha e avalia os cursistas nos momentos presenciais e a distância, e faz com que docentes o outros servidores da educação conheçam melhor as atribuições do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE.
Educação Especial e Inclusiva: com as temáticas “Desafios da educação inclusiva no ambiente escolar” e “Condução e avaliação do trabalho com crianças deficientes no contexto da sala de aula”, a coordenação municipal em educação inclusiva da SEMED, na pessoa da Prof.ª Maria Antônia, realizou encontro com todos os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental que atendem crianças com necessidades especiais na rede municipal de ensino, no dia 28 de Abril no Auditório da escola Professora Zenóbia e no dia 05 de Maio em no Auditório da escola estadual em Luziápolis. O encontro contou também com a palestra da terapeuta ocupacional Jousy Pimentel, que fundamentou as temáticas citadas, esclarecendo dúvidas e sugerindo aos docentes maneiras de atender de modo satisfatório aos alunos com necessidades educacionais especiais.
Para professores do 6º ao 9º ano: Com a perspectiva de continuar à Formação dos Profissionais com a finalidade da excelência na qualidade dos serviços oferecidos pelas Unidades Escolares à toda Comunidade Escolar, a SEMED através de recursos do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, realizou formação para os docentes da segunda etapa do Ensino Fundamental com encontros ministrados por professores do CENFAP (Centro de Educação Profissional e Superior Santa Maria Madalena), este projeto denominado QUALIDADE NA EDUCAÇÃO DE CAMPO ALEGRE: UMA NOVA ABORDAGEM acontece em três etapas: 12/04 com a palestra As Políticas da Gestão Educacional para Melhoria dos Resultados da Aprendizagem; em 17/05 com as Oficinas Construindo os Descritores de Aprendizagem em Matemática e Língua Portuguesa; e a próxima etapa, com data ainda a ser definida, dará continuidade as discussões em torno dos descritores das áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Este trabalho tem como coordenação SEMED as professoras Maria do Rosário Costa e Ângela Marta Ribas.
Com este trabalho, e muitas outras etapas que virão, a SEMED visa ampliar ainda mais a qualidade da educação que oferta. É compromisso de todos, integração e desenvolvimento.