Campo Alegre

Antes de 1800, existia na região um engenho com o nome de mosquito, cuja proprietária era viúva e chamava-se Vicência. Com a decadência do engenho, dona Vicência construiu sua casa as margens da estrada, a qual liga Campo Alegre a São Miguel. Com a construção da primeira habitação, outros habitantes foram surgindo e logo se tornou um povoado e o engenho recebeu o nome de sua proprietária.

Por volta de 1810, um senhor por nome de Antonio de Barros, chegando à localidade, construiu uma casa e em seguida outras casas foram surgindo, tornou-se povoado e logo deram o nome de “Mosquito de Cima” e a outra localidade já existente, “Mosquito de baixo”.

Em 1814, passaram por esta localidade uns missionários católicos, os quais pernoitaram e na manhã doa dia seguinte celebraram uma missa em uma palhoça, na ocasião, ofereceram a imagem de Bom Jesus dos Aflitos, hoje padroeiro da cidade. Os missionários encantados com a paisagem plana e verde disseram. : “ISTO É UM CAMPO ALEGRE”. Antonio de Barros foi quem deu os primeiros passos para a colonização de Campo Alegre.

Casou-se com a filha da proprietária do engenho mosquito e deu inicio a construção da igreja do povoado, que só foi concluída por seu filho, Manoel Felipe de Barros. Campo Alegre foi elevada à categoria de município pela lei nº. 2.241 de 8 de junho de 1960, ocorrendo sua instalação oficial a 16 do mesmo mês e ano, desligando de São Miguel dos Campos, porque sentiu necessidade de um governo próprio, tendo como primeiro prefeito por nomeação o senhor Alvino Correia.

Destacaram-se no movimento pela emancipação política: Adauto Fernandes Vieira, Moacir José da Cunha, João Fernandes Vieira, João Fernandes Vieira Filho, Adelmo Calumbi Luz, José de Souza Gomes, Deputado Abraão Fidelis de Moura e o vereador de Campo Alegre por São Miguel dos Campos, José Virgínio da Silva. Campo Alegre tem uma área de 308,06 km², clima temperado, com uma altitude de 176 m.

Acima do nível do mar, uma população de 52.696 habitantes, cuja economia e basicamente a cana de açúcar. O município encontra-se situado na microrregião de Tabuleiro de São Miguel dos Campos, limitando-se com os municípios de Boca da Mata e Anadia ao norte, Junqueiro e Teotônio Vilela ao sul, São Miguel e Jequiá da Praia a leste e com Limoeiro de Anadia a oeste.

Em Campo Alegre, vivemos momentos inesquecíveis nas comemorações de 1º de janeiro, festa do padroeiro Bom jesus dos Aflitos, Dia de Corpus Christi com um grande tapete decorativo nas principais ruas da cidade para a passagem do santíssimo sacramento, Dia 08 de junho as comemorações pela Emancipação Política do município, Carnaval e as Festas Juninas.

O acesso a cidade, que também e conhecida por “cidade carinho”, pela receptividade de seu povo, é pela BR 101, AL 105 e AL 220.

 
Sua Área é de 308,06 km² representando 1.1094% do Estado, 0.0198% da Região e 0.0036% de todo o território brasileiro.

Ano de Instalação: 1960
Microrregião: São Miguel dos Campos
Mesorregião: Leste Alagoano
Altitude da Sede: 176m
Distância à Capital: 93km
Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD
População: 32.106 (IBGE 2023)

 

 


Imagens