• Secretario(a): Erika Moreira
  • Rua Dermeval Costa Nunes, S/N, Bairro Osar da Cunha Lima
  • 07:30 às 12:00 e de 13:00 às 16:30

Apresentação

A Secretaria Municipal da Mulher, Juventude e Idoso foi implantada no ano de 2013, dando início aos trabalhos no mês de fevereiro daquele ano. A proposta desta secretaria é atender os públicos: mulheres, jovens e idosos. A SMMJI é composta por uma equipe multidisciplinar que promove a integração de serviços de benefícios para potencializar as ações ofertadas aos seus usuários e conta com a parceria dos serviços socioassistenciais e sistema de garantia de direitos.

Missão

Promover a prevenção e o combate a todas as formas de violência praticadas contra, mulheres, jovens e idosos.

Visão

Torna-se referência na prestação de serviços de qualidade que garantam os direitos das mulheres, jovens e idosos, deste município.

• Ética;
  • Competência;
  • Responsabilidade;
  • Compromisso;
  • Respeitabilidade;

Justificativa

Ciente das muitas formas de violação dos direitos humanos e discriminação, esta secretaria tem a importante missão de desenvolver ações de prevenção e combate, contribuindo para a compreensão e conhecimento da população, no que se referente aos direitos das mulheres, jovens e idosos.

Atribuições

• Assessorar direta e imediatamente o Governador Municipal na formulação, coordenação e articulação de políticas para as mulheres.
  • Promover e executar programas de cooperação com organismos públicos e privados, voltados à implementação de políticas para as mulheres.
  • Promover ações para a efetivação dos direitos da pessoa idosa, combater a violência e maus–tratos contra o idoso, oferecer-lhes atividades esportivas, culturais e lazer. Favorecer a participação dos jovens na elaboração de ações e atividades sociais, culturais, esportivas, educacionais e de empreendedorismo.

Diretrizes

• Garantir a implementação de políticas públicas integradas para a construção e a promoção da igualdade de gênero, raça e etnia;
  • Promover o equilíbrio de poder entre mulheres e homens, em termos de recursos econômicos, direitos legais, participação política e relações interpessoais;
  • Reconhecer a violência de gênero, raça e etnia como estrutural e histórica que expressa à opressão das mulheres de que precisa ser tratada como questão de segurança, justiça e de saúde pública;
  • Contribuir com a educação pública na construção social de valores que enfatizem a importância do trabalho, historicamente realizado pelas mulheres e a necessidade da criação e viabilização de novas formas para sua efetivação;
  • Garantir os direitos e autonomia de idosos, jovens e mulheres, promovendo participação efetiva na família e na sociedade.

Finalidades

• Elaborar e executar programas e projetos de combate às formas de discriminação e preconceitos praticados contra a mulher, juventude e idoso;
  • Contribuir para a promoção, defesa e garantia de direitos das pessoas vítimas de violência;
  • Sensibilizar a sociedade para denunciar casos de violação à mulher, juventude e idoso;
  • Apoiar ou promover ações de cunho educativo;

Objetivo

Contribuir para promoção da equidade de gênero, por meio de implementação de políticas públicas que efetivem os direitos humanos das mulheres, jovens e idosos que elevem sua cidadania superando a desigualdade social.

Público Alvo

Mulheres, idosos e jovens em situação de vulnerabilidade social e violação de direitos.

Serviços Ofertados

• Assessoria jurídica: Atendimento Previdenciário, Atendimento Civil, Acordos extrajudiciais, Acompanhamento jurídico, Realizações de audiências, Defesas judiciais, Casamento, Separação e divórcio, Inventários, Testamentos, Guarda judicial, Direito de visitas, Tutela, Adoção, Sucessões.
  • Psicossocial: Atendimento individual, Acolhimento a vítima no caso de denúncia contra a mulher, juventude e idoso, Acompanhamento nos casos de violência, Preenchimento do formulário para benefício de prestação continuada (BPC), Realização de palestras e oficinas com grupos de convivência, Solicitação de benefício eventual (cadeira de rodas de passeio e banho, muleta e andador).
  • Patrulha Feminina: Dra. Deolinda de Araújo Silva, que funciona 24h, localizada no prédio da Secretaria da Mulher, Juventude, Idoso e Família.

Estrutura Organizacional

Datas Feministas
  • 8 de março - Dia Internacional da Mulher
  • 28 de maio - Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher e Combate a Mortalidade Materna