Urbanismo e Serviços Públicos

• 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 18:00

Urbanismo e Serviços Públicos

Apresentação

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos é o órgão municipal designado a estabelecer as diretrizes do planejamento, acompanhamento e controle da política urbana da cidade.

Planejar, monitorar e controlar o uso e a ocupação do solo urbano.

Visão

Ser o órgão gestor do Sistema Municipal de Planejamento, Monitoramento e Controle do Desenvolvimento Urbano da Cidade

• Disciplina
  • Organização
  • Promoção da saúde pública através da limpeza e conscientização quanto à coleta de lixo.

Justificativa

É necessária a execução de obras de limpeza das Praças e vias públicas no nosso Município, uma vez que, é um serviço que revitaliza as áreas urbanas e propicia um bem estar para a comunidade, pois os resíduos oriundos da limpeza urbana constituem um dos problemas de saúde pública, do ponto de vista sanitário..

Atribuições

• Estabelecer diretrizes para a realização da política urbana do Município, visando garantir o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes;
  • Programar, coordenar e executar a política urbanística do Município;
  • Fiscalizar o cumprimento do Plano Diretor, a obediência ao Código de Posturas do Município e a ocupação do solo;
  • Promover a atualização do sistema cartográfico municipal e identificação dos logradouros públicos;
  • Estabelecer o gerenciamento dos serviços de limpeza, conservação e o controle de terrenos no perímetro urbano;
  • Coordenar a prestação dos serviços públicos de água e esgoto;
  • Coordenar a manutenção e controle de obras e projetos de calçamento de vias públicas;
  • Administrar os cemitérios municipais.

Diretrizes

A limpeza da cidade é realizada diariamente duas vezes ao dia e a coleta segue um cronograma para melhor atender toda a população, sempre mantendo a organização estabelecida pela Secretaria. Esse cronograma está disponível no site da Prefeitura e demais meios de comunicação como Rádio e carro de som.

Finalidades da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos

Manter a cidade limpa eliminando assim possíveis focos transmissores de doenças e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente e a qualidade de vida da população. Objetivo Geral Garantir ao cidadão campo-alegrense melhor qualidade de vida a partir de uma política urbana mais humana e viável para todos.

Objetivo

Executar os serviços de trânsito e transporte da competência do Município e os que eventualmente lhe sejam delegados pelos poderes competentes, na forma legal própria.

• População em geral